Identidade visual e cartazes produzidos para o filme 
O Primeiro Movimento é Explosão, curta-metragem 
escrito e dirigido por Grenda Costa em 2021.

A construção da identidade visual para o filme O Primeiro Movimento é Explosão buscou representar as sensações de urgência e de perigo, características das circunstâncias enfrentadas pelos personagens na história, assim também como o sentimento desses personagens da necessidade de responder a essas circunstâncias com assertividade, dinamismo e força.

Decorre dessa leitura do filme a escolha das principais cores usadas no projeto: um tom vibrante de laranja, para dar conta de expressar os sentimentos em torno das situações de conflito e enfrentamento, e a cor preta para aprofundar essa sensação.


O tratamento dado à tipografia do projeto orientou-se por tentar representar uma ideia de enfrentamento entre os conceitos de repressão versus liberação: um processo de conflito que começaria pela ideia de repressão (representada por uma fonte tipográfica de aspecto naturalmente condensado) e que provocaria e culminaria na ideia de liberação (representada por uma fonte tipográfica de aspecto expandido).

Essa interpretação está melhor evidenciada na construção do logotipo, etapa na qual a própria escolha de palavras do título do filme ajudou a pensar a sua composição. O contraste entre esses dois conceitos antagônicos (repressão versus liberação) é visualmente expressa no agrupamento das palavras e na justaposição das duas fontes tipográficas.


Junto a isto, também foram criados grafismos tipográficos que procuram significar uma ideia de movimento. A repetição estilizada da palavra “explosão” tenta aludir a ideia de uma aceleração decomposta em etapas, como se assim pudéssemos observar melhor a forma progressiva desse movimento.


Postagens para o Instagram

Apresentação da Equipe

 

Postagens para o Instagram

Apresentação do Elenco